quarta-feira, 30 de junho de 2010

Flor do deserto

Flor do deserto conta a triste e difícil história da modelo sumaliana Waris Dirie. Vítima de uma prática cultural comum em seu país, ela teve sua genitália mutilada. O filme estréia dia 25/06/2010 e foi interpretado pela modelo etíope Liya Kebede.


Abaixo são fotos da modelo sumaliana Waris Dirie.




Mais informações no blog abaixo, que por sinal, foi lá que li sobre o filme:
Bom filme!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cada uma...

Minha filha tem uma amiga adolescente, amigona mesmo, que volta e meia sai com cada uma...

Um dia convidei-a para tomar café, mas como ela já estava atrasada disse que não queria ficar para não dar uma de "peixe morto". Eu disse: - Queres dizer cachorro magro? E ela: - Ah, eu sabia que era um bicho que tinha algum problema. ;)

Outro dia, ela dentro de um vagão do metrô, ligando do celular, contava para minha filha que tinha ganho um "sacrifício" de um garoto e que tinha ele mesmo colocado o "sacrifício" em seu pescoço. Minha filha achou estranho, pois imaginou que o menino, de repente, teria lhe presenteado com algum colar com o nome dele ou algo parecido, e questionou se era isso mesmo. Ela, dando-se conta do erro, começou a rir e disse que o presente era um crucifixo. O problema é que as duas tiveram um acesso de riso, inclusive minha filha escutou-a dizendo para as pessoas que estavam ao seu redor, de que ela estava bem. Todos no vagão voltaram a atenção para a cena, e quanto mais ela tentava parar de rir, não conseguia porque do outro lado da linha minha filha também não conseguia parar. Eu assistindo tudo, comecei também a rir por imaginar o que estava acontecendo no trem, aí o riso não parava nunca. Resultado, desligaram. Mais tarde, com calma, ela contou para minha filha que descobriu, por meio de uma senhora que estava próxima dela no metrô, que aquilo era na verdade um escapulário. Só a ........fulana............ mesmo!
Adoro ela, e contei suas histórias por carinho! Se ela me permitir, conto seu nome.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Maquinista de Rio Grande

Em Rio Grande, minha terra natal, tem um senhor que está no calçadão da cidade há 37 anos vendendo empadinhas.
Leiam mais desta interessante história no link abaixo:

http://wp.clicrbs.com.br/retratosdavida/2010/06/08/o-maquinista-de-rio-grande/?topo=13,1,1,,,13

quarta-feira, 2 de junho de 2010

ISRAEL ATACA NAVIOS DE AJUDA HUMANITÁRIA PARA PALESTINOS

Pelo menos 10 pessoas morreram no ataque à frota de embarcações com ativistas pró-palestinos, que tentavam furar o bloqueio à Faixa de Gaza e entregar suprimentos à região, de acordo com a BBC.

Segundo os ativistas, os barcos estavam em águas internacionais, a mais de 60 quilômetros da costa, mesmo assim, os israelenses infringiram as normas com intuito de impedir que a ajuda humanitária chegasse aos palestinos.

Os barcos, organizados pela ONG Free Gaza, levavam 750 ativistas e cerca de 10 mil toneladas de suprimentos para a Faixa de Gaza.

Ainda de acordo com a BBC, tudo foi transmitido pela TV árabe Al-Jazeera que encerrou a transmissão após uma voz em hebraico, gritando: "Todo mundo cale a boca!".

Israel disse que bloquearia a passagem de barcos e classificou a campanha como “uma provocação com o intuito de deslegitimar Israel”.

Israel decretou um bloqueio quase total à entrada de mercadorias na Faixa de Gaza desde que o grupo islâmico Hamas tomou à força o controle da região, em junho de 2007.

POR QUE TODOS LEMBRAM DO MAL CAUSADO POR HITLER CONTRA OS JUDEUS, E NÃO ENCARAM E TENTAM IMPEDIR O MAL QUE ISRAEL ESTÁ FAZENDO CONTRA OS PALESTINOS?

A ajuda humanitária só estava indo porque eles estão morrendo de fome, com falta de medicamentos e tudo o mais de primeiras necessidades que são impedidos de chegar lá por conta da barreira que Israel faz. Estão encurralados, e ninguém faz nada. A ONU lava as mãos e Israel tem o apoio dos Estados Unidos. E aí, fica fácil lembrar da história, falamos de como os judeus sofreram nas mãos de Hitler, e realmente sofreram maldades absurdas, contudo não devíamos só olhar para o passado, pois já não podemos fazer mais nada. O que podemos, com exemplos de barbáries, é evitarmos crueldades no presente.

Será que alguém acredita na história de Israel, que a medida foi preventiva, que eles atacaram os navios para se protegerem? E que quando invadiram os navios foram atacados? Primeiro, os soldados israelenses foram atacados por estilingues, bolinhas de gude, paus e barras de ferro, o que fica evidente que se tivessem armamento de fogo, teriam metido bala neles. Segundo, os ativistas atacaram porque foram invadidos.
E o pior, todos continuam calados.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Filosofia no YouTube - Foucault em Vigiar e punir


Descobri que no YouTube tem vários vídeos sobre filosofia, incluindo um antigo quadro do Fantástico sobre o assunto "Ser ou não Ser" com a filósofa Viviane Mosé, uma especialista no assunto. Qualquer um dos vídeos delas que você assistir, terá uma excelente aula.
Mas voltando ao Foucault, tem um livro importante dele intitulado "Vigiar e punir", que para quem quiser saber mais sobre o assunto pode ter uma ideia do livro em vários vídeos no YouTube. O tema trata de punição e controle da sociedade. Abaixo deixo alguns links, tanto para o de Foucault (também com a filósofa Viviane Mosé), como o da série da Globo. Um deles apresenta os diversos tipos de punições, dos suplícios até os dias de hoje:




Para quem gosta do assunto, vale a pena dar uma olhada e filosofada!